Municípios
Integra Belém: transporte público da capital passa por modificações a partir deste sábado
Compartilhe:
A partir deste sábado (13) o transporte público de Belém contará com novas linhas de ônibus e terá alteração no itinerário de outras. O terminal Mangueirão vai entrar em operação em toda a sua capacidade para integrar as linhas vindas de outros bairros.
O Programa Integra Belém tem o objetivo de facilitar o acesso de moradores de bairros mais distantes do centro de Belém, reorganizando dez linhas da capital e dando mais agilidade aos trajetos. Os bairros mais impactados pelas mudanças serão Maguari, Satélite, Tenoné, Tapanã, e demais áreas ligadas pela Rodovia Augusto Montenegro.
O projeto será implantado em três fases, sendo a primeira neste sábado (13), seguida pelo dia 27 de novembro e a terceira será iniciada em dezembro.
De acordo com superintendente da Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém, Ana Valéria Borges, o Integra Belém vai otimizar as viagens para que sejam mais rápidas, além de possibilitar uma diminuição do fluxo de coletivos nos corredores das avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso, pois as linhas integradoras dos bairros convergirão aos terminais de integração.
Foi anunciada a criação de quatro novas linhas para Outeiro e algumas das já existentes sofrerão alteração de itinerário. As linhas Fama/Maracacuera, Itaiteua/Maracacuera e a circular Icoaraci/Outeiro serão implantadas na segunda fase do projeto.
Afora isso, a superintendente explica que a linha Outeiro Brasília/São Brás no horário de pico, manhã e noite, seguirá pela canaleta do BRT. Já a linha Outeiro/Itaiteua, também, nos horários de pico, seguirá por fora da via expressa. Nos horários de entre-pico, essas linhas farão a integração no terminal Maracacuera, permitindo ao usuário escolher os destinos, inclusive UFPa e áreas centrais.
G1.globo.com